Avanços

Cooperativa Veiling conquista a certificação AVCB

Após dois anos de investimentos e a busca por melhorias e maior segurança, a certificação conferida à CVH, o laudo AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, demonstra a preocupação da Cooperativa com a proteção e o cuidado com as pessoas e o patrimônio da CVH.

Atualmente para obter o AVCB é necessário que o imóvel atenda a um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais que são estabelecidas com a finalidade de garantir um nível elevado de proteção à integridade do imóvel e também daqueles que nele estão.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado, pois, podemos afirmar com orgulho que mitigamos todos os riscos, tivemos toda a obra executada dentro do prazo e sem acidentes. Foi um grande desafio, contudo, nada é tão importante quanto à proteção da vida e da propriedade. Hoje estamos 100% de acordo com as normas estabelecidas pelos bombeiros, com as pessoas seguras e todas as nossas instalações protegidas”, celebra Jorge Possato Teixeira, CEO da Veiling.

Segundo as empresas contratadas para a execução do Projeto de Readequação do Sistema de Proteção Contra Incêndios da Cooperativa, esta foi a maior obra de retrofit (modernização) feita no Brasil nestes moldes: com a empresa em pleno funcionamento. Considerando que mais de 2.500 pessoas frequentam o complexo CVH nos dias de maior movimento, esta é, sem dúvida, uma grande conquista.

O diretor executivo comentou ainda que, independente das exigências do Corpo de Bombeiros, sempre existiu a preocupação com vidas e com a continuidade dos negócios da Cooperativa de forma segura e abrangente, por isso o estudo levou em conta diversos fatores complementares além daqueles exigidos por lei.

Jorge explicou também que inicialmente o desafio foi classificar corretamente o grau de risco da carga de incêndio do Complexo Veiling, pois a partir desta definição todo projeto seria desenhado e construído. Devido ao alto valor de investimento, diversos aspectos foram levados em consideração, sem que isso comprometesse outras prioridades estratégicas da cooperativa e o próprio funcionamento da CVH.

Uma questão desafiadora estava na construção de todo o suporte para sustentar a rede elevada de tubulações e conexões em aço para levar a água da reserva técnica para incêndios até os dispositivos de proteção sprinklers (chuveiros automáticos). Os dutos da rede, que somam aproximadamente 80 km de extensão, contemplam toda a extensão dos prédios, salas, docas e diversos ambientes operacionais, com características diversas e alguns locais de difícil acesso, tais como, tetos de diferentes alturas, diferentes forros e pisos em declive, como é o caso da plateia na tribuna do leilão. Para ter ideia, só neste sistema de proteção foram instalados ao todo 15 mil bicos sprinklers, 32 válvulas de governo monitoradas (VGA) e mais de 2 mil detectores de incêndio.

Um trabalho detalhado que necessitou de muito planejamento e mais de 100 profissionais envolvidos, para não colocar pessoas em risco durante a execução da obra e que, ao mesmo tempo, preservasse o funcionamento cotidiano da CVH, sem afetar as atividades da cooperativa e de seus parceiros.

No total foram investidos quase 12 milhões de reais em melhorias e na execução do projeto de readequação, que junto com a formação da Brigada de Incêndio fazem da Cooperativa Veiling um exemplo a ser seguido por todas as empresas.

Projeto de Readequação do Sistema de Proteção Contra IncêndiosCooperativa Veiling Holambra

Extensão Predial do Complexo CVH e Gran Flora131,5 mil m2
2 Empresas Contratadas para Execução da ObraMais de 100 pessoas envolvidas nas instalações
Tubulação em altura77 km de dutos e conectores de aço
Sprinklers (chuveiros automáticos)15.000 bicos
Detectores de Incêndio2.000 aparelhos
Reservatórios técnicos para incêndio2 reservatórios com capacidade total para 560 mil litros de água (um em aço carbono)
Bombas4 bombas (uma à diesel, uma elétrica e duas jockey – pressão)
Hidrantes165 terminais
Extintores400 novos equipamentos
Brigada de Incêndio90 pessoas treinadas

Todos os equipamentos instalados atendem as normas nacionais e internacionais de segurança e possuem certificações internacionais.