Notícias

Veiling na mídia

Cooperativa Veiling conquista a certificação AVCB

18 Janeiro 2021 - Categoria: Avanços

Após dois anos de investimentos e a busca por melhorias e maior segurança, a certificação conferida à CVH, o laudo AVCB - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, demonstra a preocupação da Cooperativa com a proteção e o cuidado com as pessoas e o patrimônio da CVH.


Atualmente para obter o AVCB é necessário que o imóvel atenda a um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais que são estabelecidas com a finalidade de garantir um nível elevado de proteção à integridade do imóvel e também daqueles que nele estão.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado, pois, podemos afirmar com orgulho que mitigamos todos os riscos, tivemos toda a obra executada dentro do prazo e sem acidentes. Foi um grande desafio, contudo, nada é tão importante quanto à proteção da vida e da propriedade. Hoje estamos 100% de acordo com as normas estabelecidas pelos bombeiros, com as pessoas seguras e todas as nossas instalações protegidas”, celebra Jorge Possato Teixeira, CEO da Veiling.

Segundo as empresas contratadas para a execução do Projeto de Readequação do Sistema de Proteção Contra Incêndios da Cooperativa, esta foi a maior obra de retrofit (modernização) feita no Brasil nestes moldes: com a empresa em pleno funcionamento. Considerando que mais de 2.500 pessoas frequentam o complexo CVH nos dias de maior movimento, esta é, sem dúvida, uma grande conquista.  

O diretor executivo comentou ainda que, independente das exigências do Corpo de Bombeiros, sempre existiu a preocupação com vidas e com a continuidade dos negócios da Cooperativa de forma segura e abrangente, por isso o estudo levou em conta diversos fatores complementares além daqueles exigidos por lei.

Jorge explicou também que inicialmente o desafio foi classificar corretamente o grau de risco da carga de incêndio do Complexo Veiling, pois a partir desta definição todo projeto seria desenhado e construído. Devido ao alto valor de investimento, diversos aspectos foram levados em consideração, sem que isso comprometesse outras prioridades estratégicas da cooperativa e o próprio funcionamento da CVH.

Uma questão desafiadora estava na construção de todo o suporte para sustentar a rede elevada de tubulações e conexões em aço para levar a água da reserva técnica para incêndios até os dispositivos de proteção sprinklers (chuveiros automáticos). Os dutos da rede, que somam aproximadamente 80 km de extensão, contemplam toda a extensão dos prédios, salas, docas e diversos ambientes operacionais, com características diversas e alguns locais de difícil acesso, tais como, tetos de diferentes alturas, diferentes forros e pisos em declive, como é o caso da plateia na tribuna do leilão. Para ter ideia, só neste sistema de proteção foram instalados ao todo 15 mil bicos sprinklers, 32 válvulas de governo monitoradas (VGA) e mais de 2 mil detectores de incêndio.

Um trabalho detalhado que necessitou de muito planejamento e mais de 100 profissionais envolvidos, para não colocar pessoas em risco durante a execução da obra e que, ao mesmo tempo, preservasse o funcionamento cotidiano da CVH, sem afetar as atividades da cooperativa e de seus parceiros.

No total foram investidos quase 12 milhões de reais em melhorias e na execução do projeto de readequação, que junto com a formação da Brigada de Incêndio fazem da Cooperativa Veiling um exemplo a ser seguido por todas as empresas.

Projeto de Readequação do Sistema de Proteção Contra Incêndios

Cooperativa Veiling Holambra

Extensão Predial do Complexo CVH e Gran Flora

131,5 mil m2

2 Empresas Contratadas para Execução da Obra

Mais de 100 pessoas envolvidas nas instalações

Tubulação em altura

77 km de dutos e conectores de aço

Sprinklers (chuveiros automáticos)

15.000 bicos

Detectores de Incêndio

2.000 aparelhos

Reservatórios técnicos para incêndio

2 reservatórios com capacidade total para 560 mil litros de água (um em aço carbono)

Bombas

4 bombas (uma à diesel, uma elétrica e duas jockey - pressão)

Hidrantes

165 terminais

Extintores

400 novos equipamentos

Brigada de Incêndio

90 pessoas treinadas

 

Todos os equipamentos instalados atendem as normas nacionais e internacionais de segurança e possuem certificações internacionais.


Notícias Recomendadas

Nova versão do aplicativo Veiling Mobi está mais ágil e moderna

A atualização do aplicativo Veiling Mobi, está com novas funcionalidades...

Leia Mais

Cooperativa Veiling conquista a certificação AVCB

Após dois anos de investimentos e a busca por melhorias e maior...

Leia Mais
Ver mais notícias +